domingo, 24 de janeiro de 2016

REVIEW: Mr Bean - "The Return of Mr Bean" (1X02)

O segundo episódio de Mr Bean foi exibido dez meses após o episódio piloto, provando que os hiatus televisivos do Reino Unido não são brincadeira. O episódio é dividido em quatro arcos em que o personagem vive diversas trapalhadas; no primeiro Bean (Rowan Atkinson) tenta doar uma moeda para um artista de rua, no segundo ele vai às compras, no terceiro vai comemorar o seu aniversário em um restaurante, e no último se prepara para conhecer a Rainha Elizabeth II.

O texto a seguir, contêm um estratosférico número de SPOILERS.


No primeiro arco, o mais curto do episódio, Bean está caminhando pelas ruas londrinas e se depara com um saxofonista cego (interpretado por Dave O'Higgins) realizando uma apresentação na calçada. Decidido à contribuir com uma doação, ele procura por moedas em seus bolsos, mas só encontra dinheiro de papel. Para não deixar de contribuir, coloca-se a fazer uma pequena performance ao som do saxofone, com a intenção de também ganhar moedas dos passantes, para enfim poder realizar a sua doação ao artista. O ponto alto deste primeiro arco, fica por conta da estranhíssima dança que Bean realiza na calçada, sendo uma ótima atuação de Atkinson.


No segundo arco, Bean vai às compras em uma grande loja de departamento e não perde a oportunidade de exibir o seu novo cartão de crédito da American Express. Após quase ser intoxicado no corredor de perfumes, ele passa a experimentar diversos produtos na loja de uma forma hilária; como uma escova de dentes, uma toalha para banho, um cortador de alimentos, uma frigideira e até um aparelho de telefone. Quando finalmente termina as suas compras, se dirige ao caixa, onde uma pequena confusão faz com que um outro cliente (interpretado por Paul McDowell) acabe confundindo os seus cartões de crédito. Bean resolve colocar a mão no bolso da calça do homem, para recuperar o seu cartão, mas as coisas não saem como o planejado.


No terceiro arco, ele vai comemorar o seu aniversário em um requintado restaurante. Após enviar um cartão de parabenização para si mesmo, decide conferir o cardápio. Para a sua surpresa, os preços dos pratos são caríssimos, e ele opta pelo mais barato do menu. Bean recusa uma segunda taça de vinho, e diz "estar dirigindo", como se o álcool o deixasse pior ao volante do que ele é normalmente. Quando o prato escolhido finalmente chega, ele descobre que não passa de carne crua e com um gosto terrível. Desesperado para dar um fim ao prato sem chamar a atenção dos funcionários do restaurante, Bean começa a se desfazer aos poucos da carne, escondendo partes nos mais variados lugares próximos. Quando o garçom (interpretado por Roger Lloyd-Pack) tropeça próximo a mesa de Bean, ele aproveita o momento e diz ter sido vítima da falta de atenção do rapaz, indicando todos os locais no qual "caíram" alimentos. Como uma forma de pedir desculpas, o Gerente (interpretado por John Junkin) oferece uma nova mesa a Bean, e para o seu espanto, o mesmo prato anterior lhe é oferecido. Novamente a atuação de Atkinson merece aplausos, sendo a sua interpretação naturalíssima.


No último arco, e talvez o melhor, Bean participará de uma première cinematográfica no Odeon Leicester Square no qual a própria Rainha Elizabeth II (interpretada por Tina Maskall) estará presente. Na espera para cumprimentar a monarca, Bean presta a atenção nos movimentos de um outro homem próximo (interpretado por Robin Driscoll), e começa a lustrar os sapatos com cuspe, usar quase todo o spray para hálito, e usar uma linha da roupa de uma outra mulher (interpretada por Matilda Ziegler) próxima como fio dental. Para finalizar, Bean resolve usar o zíper da calça como cortador de unhas, mas é interrompido pela chegada da triunfal da Rainha. Desesperado para ficar apresentável, acaba tendo a sua mão presa no zíper (em uma posição muito suspeita), o que acaba resultando em um acidente com a ilustre convidada.
O episódio embora gravado de forma simples por John Howard Davies, conta com ótimos plots, e além da atuação de Atkinson, são os personagens secundários que merecem reconhecimento. A qualidade da personagem título que já havia sido apresentado de uma ótima forma no primeiro episódio, ganha aqui a consolidação na grade televisiva britânica.



NOTA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10


Episódio exibido originalmente em 5 de novembro de 1990, pela ITV.
Dirigido por; John Howard Davies.
Escrito por; Richard Curtis, Robin Driscoll e pelo próprio Rowan Atkinson.



Nenhum comentário:

Postar um comentário