domingo, 24 de janeiro de 2016

REVIEW: Fresno - "Redenção"

Redenção foi o quarto álbum da banda Fresno, lançado em 2008 e contando com 13 faixas. A formação da banda na época contava com Lucas Silveira (vocal/guitarra), Rodrigo Tavares (baixo/vocal), Vavo (guitarra) e Pedro Cupertino (bateria). A maior parte das letras foram escritas por Lucas, tendo sido auxiliado por Tavares em "Redenção", "Europa" e "Milonga". O CD tornou a banda uma febre nacional, e foi recebido de forma mista pela crítica, talvez por ser ligeiramente diferente dos seus antecessores.


Faixas;

1 - "Sobre Todas As Coisas Que Eu..."
2 - "Não Quero Lembrar"
3 - "Uma Música"
4 - "Contas Vencidas"
5 - "Desde Quando Você Se Foi"
6 - "Redenção"
7 - "Alguém Que Te Faz Sorrir"
8 - "Passado"
9 - "Goodbye"
10 - "Europa"
11 - "Você Perdeu de Novo"
12 - "Polo"
13 - "Milonga"

O álbum têm início com "Sobre Todas As Coisas Que Eu...", uma espécie de prólogo para a faixa seguinte, "Não Quero Lembrar", que surge de uma forma grandiosa após a introdução. A terceira faixa, "Uma Música", possui uma melodia mais leve e descontraída em relação aos trabalhos anteriores dos gaúchos e acabou se tornando um dos maiores hits da banda. Já "Contas Vencidas" nos remete imediatamente à Quarto dos Livros e/ou O Rio, a Cidade, a Árvore, graças a inconfundível pegada de início de carreira.
A faixa "Passado" é uma das melhores do álbum, preenchendo todos os quesitos de uma canção típica da banda, mas com bons arranjos orquestrados com uma letra chamativa  e descompromissada. "Goodbye" pode ser considerada o trabalho mais "estranho" já desenvolvido pela banda, aparentando fugir do estilo que ela vinha moldando, mas isso não torna uma canção inferior, longe disso. "Polo" é uma daquelas músicas que torna-se viciante para o ouvinte, graças ao seu ótimo conjunto de instrumentação. O destaque mesmo, fica para as canções "Europa" e "Milonga", que entregam uma qualidade de composição e instrumental fantástica.
Esse flerte da Fresno com o pop-rock não resultou em um trabalho de pouca qualidade criativa, como muitos críticos afirmam, ao contrário, deu a oportunidade para que eles pudessem experimentar uma diferente linha narrativa. Redenção vendeu em torno de 50 mil cópias físicas no seu ano de lançamento, tornando-se o único álbum da banda a conquistar um Disco de Ouro. Considerando que quase todas as músicas do CD acabaram se tornando hits instantâneos pelo Brasil, o feito da banda merece destaque, e isso garantiu que eles sofressem uma evolução ainda melhor no seu próximo álbum.



 NOTA 
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10


Álbum: "Redenção"
Ano de Lançamento: 2008
Gênero: Rock, Pop Rock
Gravadora: Universal Music



Nenhum comentário:

Postar um comentário