terça-feira, 19 de janeiro de 2016

REVIEW: Fresno - "Quarto dos Livros"

O primeiro álbum de estúdio da banda Fresno, nomeado de Quarto dos Livros, foi lançado em 2003 e contou com 10 faixas. Mesmo definindo uma evidente evolução quanto à seu EP antecessor (O Acaso do Erro, lançado em 2001), pode ser considerado aos ouvidos mais atentos como uma espécie de "Parte 2" ou "Apêndice" do mesmo. As composições são muito bem construídas, mas ainda assim, refletem ou ecoam (no bom sentido) o que foi feito antes.
Lucas Silveira (agora como o vocalista da banda após a saída de Leandro Pereira) demonstra nos primeiros segundos do álbum, que ele definitivamente nasceu para estar à frente do grupo. A formação da banda na época, além de ter Lucas no vocal e na guitarra, contava com Gustavo Mantovani (também na guitarra), Lezo (no baixo) e Pedro Cupertino (na bateria).



Faixas;

1 - "Teu Semblante"
2 - "Desde Já"
3 - "Carta"
4 - "Carpe Diem"
5 - "O Gelo"
6 - "Se Algum Dia Eu Não Acordar"
7 - "Mais Um Soldado"
8 - "Stonehenge"
9 - "1 Eu Sem 1 Você"
10 - "Sono Profundo"

Com a visível (ou audível) evolução desde seu EP anterior, a banda crava com facilidade algumas de suas melhores letras. A primeira faixa, "Teu Semblante" pode ser classificada como "triste-animadora", já que ao mesmo tempo em que declara abertamente alguns pontos baixos da vida, incentiva à constantes melhoras. "Carpe Diem", é sem dúvida a canção mais violenta (musicalmente falando) que a banda fez em seus primeiros anos. Com uma letra sucinta e bem escrita, é acompanhada de uma perfeitamente sincronizada guitarra. Contudo, falando em guitarra, o destaque fica para a melhor faixa do álbum; "Mais Um Soldado", que possui o MELHOR solo da guitarra da banda (até os trabalhos lançados em 2014, ao menos). Em seus minutos finais, o resultado chega a ser divino, apoteótico (sem exagero).
O álbum ainda conta com "Se Algum Dia Eu Não Acordar", canção que já tinha visto a luz do dia no EP anterior, mas aqui ganha uma versão turbinada e mais dinâmica. Já a faixa "Stonehange", é um dos maiores exemplos da qualidade não só da banda, mas de todo o conteúdo emocore produzido na língua portuguesa até hoje.




NOTA 
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10


Álbum: "Quarto dos Livros"
Ano de Lançamento: 2003
Gênero: Rock, Emocore
Gravadora:  Sweet Salt/Antimídia



Nenhum comentário:

Postar um comentário