domingo, 14 de fevereiro de 2016

REVIEW: Fresno - "Revanche"

Revanche é o quinto CD da banda Fresno, lançado em 2010, e é o responsável por inaugurar a fase de maturidade musical no som dos gaúchos. A formação da banda na época, tinha Lucas Silveira (vocal e guitarra), Vavo (guitarra), Rodrigo Tavares (baixo e vocal de apoio), Mario Camelo (teclado) e Rodrigo Ruschel (bateria). Todas as 13 canções presentes foram compostas por Lucas, que contou com a colaboração de Tavares em 7 delas.


Faixas;

1 - "Revanche"
2 - "Deixa o Tempo"
3 - "Esteja Aqui"
4 - "Die Lüge"
5 - "Nesse Lugar"
6 - "Eu Sei"
7 - "Relato de Um Homem de Bom Coração"
8 - "Quando Crescer"
9 - "Se Você Voltar"
10 - "A Minha História Não Acaba Aqui"
11 - "Não Leve a Mal"
12 - "Porto Alegre"
13 - "Canção da Noite (Todo Mundo Precisa de Alguém)"


A faixa de abertura do álbum, "Revanche" é o primeiro indício do que seria visto não apenas nas canções seguintes, mas que se mantêm até os dias atuais. "Deixa o Tempo" se tornou um hit na época do lançamento, por ser a música mais "acessível" para o grande público, mas de uma qualidade fantástica. "Die Lüge" é a canção mais inovadora do disco, com acordes pesados e poderosos que deliciosamente nos remetem ao som de garagem de O Acaso do Erro.
Já "Nesse Lugar", a banda aparenta nos dar um material para matar a saudade de sua fase inicial, com uma melodia emocore muitíssimo familiar para quem acompanha o seu trabalho. Um outro hit deste álbum, "Eu Sei", é talvez o mais pop e o mais "desconexo" das demais músicas aqui, mas de uma qualidade impressionante. A sétima faixa, "Relato de Um Homem de Bom Coração", é disparada a melhor do CD (figurando também entre as melhores músicas já feitas pela banda). Uma metamorfose sonora, guiada pelas guitarras e uma ótima harmonia com a bateria comandada por Ruschel.
A canção "Se Você Voltar" chama a atenção por ser sucinta em termos musicais, além de aparentar que poderia ser facilmente integrada ao álbum anterior da banda, Redenção. A forte canção "A Minha História Não Acaba Aqui" é uma ode contra os opressores (de qualquer forma imaginável) e também se destaca pela forma ríspida por qual percorre durante a sua duração."Porto Alegre" é a declaração máxima de amor dos membros da banda à cidade natal em que ela surgiu. Emotiva, leve e com uma melodia que praticamente fecha o álbum serenamente, mesmo que não seja a última canção deste. Com Revanche, a banda Fresno mostrou novamente que é capaz de surpreender com a incrível qualidade de seus trabalhos. A fase "madura" da banda estava oficialmente inaugurada, abrindo corajosamente o caminho para os álbuns seguintes, que elevam ainda mais o seu trabalho.



NOTA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10


Álbum: "Revanche"
Ano de Lançamento: 2010
Gênero: Rock, Emocore
Gravadora: Universal Music



Nenhum comentário:

Postar um comentário